quinta-feira, 15 de maio de 2008

Quem somos

NA TRILHA DE UM SONHO

Em 2002, na cidade de Fortaleza, três músicos locais se reúnem em torno de um projeto comum: montar um instituto de guitarra. Com muita vontade e cheios de idéias, eles colocaram todo seus equipamentos - que não era muita coisa - em uma pequena sala comercial, com aproximadamente vinte metros quadrados. Foi fundado, então, a Guitartrix, algo bem diferente no mercado de escolas de música da cidade.
Até então, havia uma enorme carência e defasagem em equipamentos e métodos de ensino de guitarra. Não que faltassem bons professores, ou boas escolas, mas sim uma linguagem e abordagem especifica para a guitarra. Sendo assim, os instrumentistas locais tinham basicamente duas opções: sair da cidade para ter aulas ou adquirir métodos e vídeo aulas para uma dura batalha autodidata.
Na ânsia de suprir esse mercado é que a primeira sede da Guitartrix começou a funcionar, em fevereiro de 2002, com 120 alunos matriculados apenas nos cursos de guitarra e contrabaixo. O sucesso e crescimento da escola foi tão notório que logo veio a necessidade de implementar novos cursos e a busca por uma nova sede.
Em 2003, a Guitartrix começa a funcionar em suas novas instalações, com um espaço muito mais amplo e localizado na região nobre da cidade. Contando com uma equipe de profissionais altamente qualificados e graduados pelas melhores escolas e universidades de música do país.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Professores


Paulo Boizer Nascido em Fortaleza no ano 1975, Paulo Boizer iniciou suas atividades musicais como estudante de guitarra aos 15 anos de idade. Em 1991 começou a trabalhar com a banda Dark Side - banda que tornou-se bastante influente no cenário rock regional no começo da década de noventa. Gravou três demos com a Dark Side: Fragments of Time (1991), Gates to Madness (1993) e Blessed by the Dark (1995).

Em 1999 Boizer vai para São Paulo para estudar no Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T), onde teve aulas com grandes mestres como Christian McCarthy, Dijalma Lima e Mozart Mello e concluiu o curso em 2001. Retornou a Fortaleza com o intuito de fundar uma escola de música - projeto que concretizou-se em 2002 com a fundação da Guitartrix, uma escola de música voltada para o atendimento da carência do mercado local no tocante à aplicação de tecnologia e linguagens mais modernas ao ensino de música. Logo é convidado para integrar uma nova banda que tinha uma proposta muito interessante: somar a experiência de um grupo de músicos que possuíam uma certa bagagem, que não queriam repetir erros passados e que tinham uma imensa vontade de fazer com que as coisas dessem certo. O projeto foi batizado de Alliance - uma banda de metal progressivo. A banda lança um single cd em 2002 (Era of Fire), que foi muito bem comentado pelas publicações desse seguimento e jornais locais, além de ter músicas executadas em grandes rádios da cidade.

Boizer é professor de guitarra e dirige a Guitartrix, ministra workshops e está lançando o seu primeiro trabalho solo instrumental - um demo cd com quatro faixas que poderão ser ouvidas no www.myspace.com/pauloboizer - onde o guitarrista mostra composições próprias passando por diversas influências e uma forte pegada rock. Boizer agora está em fase de composição e pré-produção do seu primeiro disco instrumental que deverá ser lançado em 2008.

O músico tem como influências uma vasta gama de artistas e bandas de vários estilos - dentre as bandas estão Dream Theather, Symphony X, Iron Maiden, Van Halen, Qüeensryche, Deep Purple, Yes e muitas outras bandas pelas quais possui um grande respeito e admiração. Os seus guitarristas favoritos são: Yngwie Malmsteen, Steve Morse, Eddie Van Halen, Eduardo Ardanuy, Richie Kotzen, Joey Tafolla, Mozart Mello, Mike Stern,George Benson e muitos outros que servem de inspiração tanto pelas suas virtudes como pela sua música maravilhosa.

Pilho
Grande amigo e grande professor, tá devendo um release para o blog.








terça-feira, 13 de maio de 2008

Licões

Galera aí vai um exemplo legal de como misturar, a escala três notas por corda com pentas e arpejios. O tom é A menor. Have fun.


Nesse outro exemplo, eu abordarei uma visão de braço que eu gosto muito, a visão diagonal que proporciona um raciocínio simples, a ideia é criar um padrão em duas cordas e repetir nas oitavas seguintes, aqui vemos isso na pentatônica de A menor e A blues.



Mixolídio





Dórico





Menor Harmônica








segunda-feira, 12 de maio de 2008

Cronograma dos cursos

Cronograma do curso de guitarra.

Após seis anos, o curso de guitarra já está muito bem formatado e fundamentado, para atender as expectativas desde do aluno iniciante, ao profissional que queira se reciclar.
Durante o curso o aluno tem uma visão global do instrumento, suas técnicas e peculiaridades, dentro de um universo de vários estilos musicais.
Esse cronograma é apenas um esboço de tudo que é visto no curso, podendo ter algumas modificações crono-
lógicas dependendo da metodologia do professor.

Harmonia e improvisação
-Rock
-Blues
-Pop
-Heavy
-Fusion
-Jazz
-Mpb

Aulas com play back

Teoria e percepção

1º período
-Fundamentos
-Series cromáticas ( técnica básica, 1234 etc…)
-Escala maior; Teoria, formação da escala maior.
-Escala maior; Prática, escala maior no braço.
-Leitura
-Padrões sobre escala maior, verticais e horizontais.
-Intervalos
-Tríades teoria
-Formação do campo harmônico maior.
-CAGED
-Escala pentatônica e escala de blues.
-Improvisação blues.
-Arpejos tríade. Modelos de C, A e E. sweep picking.
-Hammer on.
-Tapping

-Improvisando por regiões, usando todo o conteúdo visto
período.
-Prova prática e teórica.

2º período
-
Campo harmônico tétrade
-CAGED em tétrade.
-Arpejos tétrade
-Harmonia funcional
-Leis tonais
-Inversão de acordes
-Repertorio
-Prova prática e teórica.

3º período
-Modos gregos
-Acordes do campo harmônico e suas extensões.
-Jônio
-Eólio
-Dórico
-Penta m6
-Mixolídio
-Penta M7
-Lídio
-Frígio
-Lócrio
-Repertorio
-Prova prática e teórica.

4º período
-
Escala menor harmônica
-Campo harmônico gerado pela escala menor harmônica
e suas extensões.
-Modos gerados pela menor harmônica.
-Simetrias (diminutas e aumentadas)
-Repertorio
-Prova prática e teórica.

5º período
-
Escala melódica
-Campo harmônico gerado pela escala menor melódica
e suas extensões.
-Modos gerados pela menor melódica
-Subdominante menor
-Sub V
-Repertorio
-Prova prática e teórica.

6º período

Improvisação

- II V I maior e menor

- Subdominante menor

- Sub V

- Escala dom dim

- Escala hexafônica

- Pensamento híbrido, melodórico e harmoeólio.

- Harmonisação a quatro vozes

- Blocos quartais

- Acordes fusion.
-Repertorio
-Prova prática e teórica.

Galeria de fotos

Fotos de alguns eventos que a escola promoveu

Em agosto de 2005 tivemos a honra de trazer o mestre Mozart Mello pela primeira vez, junto com ele o nosso amigo Joe Moghirabi, que já tinha feito o primeiro workshop promovido pela escola em 2002.



Uma semana depois, no dia 04 de setembro, nos fisemos um work shop com um dos caras que eu considero um dos cinco melhores guitarristas do mundo, Edu Ardanuy, o cara esbanjou simpatia, isso sem falar do work, o Edu detonou, foi um domingo inesquecivel aqui na escola, muitas notas, brejas e malrboros.



Em 2006 promovemos o segundo master class com o Mozart e o Joe, mais uma vez setimos o orgulho de fazer um evento de altíssimo nivel.



Tem um cara que quase sempre, que vem a Fortaleza, faz work shop aqui na escola, é o Luciano Magno, músico extremamente talentoso e versátil, dono de um vocabulário de música brasileira unico, grande artista, compositor e arranjador.